Destaques do setor – 10 de julho de 2019

São Paulo, 10 de julho de 2019

O debate sobre o Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica, é o principal tema da cobertura do setor hoje. A Folha pontua que o Ministério da Educação quer obrigar estados a criarem leis que condicionem a distribuição de recursos do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Serviços) para os municípios aos resultados dos indicadores de qualidade de ensino. A proposta prevê retenção de repasses para quem não se adequar.

A Estácio, por sua vez, sobressai em dois jornais fluminenses pelo investimento em excelência acadêmica, com projetos de alunos e professores que aliam prática e responsabilidade social. 

ESTÁCIO

O jornal A Voz da Cidade pontua a vitória do projeto sobre biodiesel dos professores de Engenharia da unidade Resende Sérgio Amaral e Eloisa Parkutz no XIII Prêmio Associação Brasileira de Engenharia Automotiva de Meio Ambiente. O título do estudo foi ‘Aumento de descarte de pré-filtro separadores água/óleo diesel gerados pelo aumento da porcentagem do biodiesel”. O principal objetivo é a inclusão do descarte dos filtros separadores de água e óleo diesel na Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a professora Parkutz, a tendência de aumento da porcentagem da mistura de biodiesel no petrodiesel é uma realidade e essa condição traz benefícios econômicos e sociais para o país. Na mesma página, o jornal salienta em nota a participação de alunos de Psicologia e Enfermagem da unidade em um workshop sobre técnicas de abordagem a tentativas de suicídio. 

Já o Extra salienta em sua editoria de serviço o projeto da Estácio Nova Iguaçu que oferece consultas grátis todas as sextas-feiras a diabéticos, hipertensos, idosos e pessoas com feridas e doenças circulatórias. A iniciativa faz parte do Projeto Podienfe, cuidados de enfermagem voltados ao tratamento dos pés. “No campus, atuaremos diretamente na prevenção de complicações e amputações de membros inferiores”, explica ao jornal Lidyanne Leal e Silva, responsável pelo projeto.

SETOR E CONCORRENTES

Segundo a Folha, a proposta do MEC é baseada na experiência do Ceará, que destina 18% do tributo por esse critério. O modelo foi adotado neste ano também por Pernambuco e está sob estudo pelos governos de São Paulo, Amapá e Espírito Santo. A mudança faz parte da proposta do governo para a renovação do Fundeb, que vence em 2020. O tema está em debate no Congresso, onde há resistência à relação entre o repasse e os indicadores educacionais. Especialistas ouvidos pelo jornal apontam as diferenças no gasto com alunos entre os municípios brasileiros e dizem que muitas cidades não podem perder os já escassos recursos por não conseguir atingir metas nos indicadores. 

A falta de recursos para a educação é tema também do Globo, que enfoca os colégios públicos da cidade do Rio de Janeiro. Um relatório do Tribunal de Contas do Município indica que o percentual de escolas em situação precária na cidade, sem a manutenção adequada, subiu de 58% em 2017 para 73% no ano passado. O relatório aponta ainda que a atual gestão de Marcelo Crivella cumpriu apenas 17 das 43 metas estabelecidas para a área. 

REDES SOCIAIS

Post no Facebook da Estácio sobre a qualidade do seu curso de Odontologia atrai interesse dos internautas, com curtidas e comentários com marcação de amigos e questionamentos sobre onde a graduação é ofertada e o valor da mensalidade.

O setor educacional não marca presença entre os assuntos mais comentados do Twitter. Na conta oficial do MEC no Twitter informa-se que o Enem conta com 5.095.308 inscritos confirmados. A política domina os trends topics da rede com a aproximação da votação da Reforma Previdência com a hashtag #1TrilhaoSemPrivilegios, internautas marcam presença em posts dizendo que com a nova Previdência haverá igualdade e depois virão mais benefícios para a população. Há presença de público contrário a reforma com a tag #ReformaNão. A Lava-Jato segue em alta, agora com divulgação de áudio do procurar da operação Deltan Dallagnol pelo Intercept, com a tag #VazaJato1Mês.

Projeto de professores da Estácio Resende ganha prêmio nacional, A Voz da Cidade

Workshop, A Voz da Cidade

Projeto oferece consultas grátis, Extra

MEC quer condicionar repasse para estados a resultados na educação, Folha, B4

Número de escolas em situação precária cresceu, Globo, 16