A preocupação, não sem motivo, do brasileiro com a inflação ganhou peso nas redes sociais nos últimos dias. Foi o quarto tema mais comentado no Twitter e em perfis abertos do Facebook no período de 20 a 26 de agosto, com apenas 1% de manifestações positivas, de acordo com um levantamento inédito da .MAP, agência de análise de dados e mídias. Por outro lado, a mesma pesquisa mostra que a manifestação do dia 7 de setembro, o terceiro assunto mais comentado da semana, é apoiado por 87% das postagens nas redes siciais.

​​​​​​​O debate sobre a inflação se concentra nos públicos sem militância política: a opinião pública foi responsável por 45,79% dos comentários sobre o assunto no período, seguida pelos influenciadores digitais, com 44,21%.

A alta dos combustíveis sustenta o debate sobre inflação. Teve participação de 78,3%. E foi seguida pela elevação nas tarifas de energia, com 18,6%.

A pauta econômica é ignorada pelo público de direita, que tem ampliado o ativismo nas redes sociais. Em agosto, a direita concentra 30,73% de todo o debate nas redes sociais, participação que cresce desde maio.

A convocação para as manifestações agendadas para 7 de setembro é o tema que pauta e mobiliza a direita nas redes sociais. É o terceiro assunto mais comentado da semana, com 9,6% do debate. Os perfis da direita – opinião pública, influenciadores, políticos e partidos – concentram 70,4% desta discussão. A elevada participação garante apoio de 87% nas redes sociais ao ato bolsonarista.

 

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