A mudança no discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última semana —mais favorável à vacinação e à retomada do auxílio emergencial— fez com que seu apoio aumentasse de 28,7% para 50,6% nas redes sociais.

MILITÂNCIA
Boa parte do crescimento é atribuída a influenciadores e políticos de direita, que respondem por 43,6% das publicações sobre o presidente. O levantamento é da .MAP, agência de análise de inteligência em dados e mídias. O monitoramento diário se baseia em 1,4 milhão de postagens.

COM FILTRO
Na opinião geral das redes, que inclui simpatizantes de direita e esquerda, mas desconsidera influenciadores, políticos e imprensa, a aprovação a Bolsonaro é de 34%. Sem os simpatizantes, esse apoio cai para 17,6%.

CLUBE 
“Bolsonaro falou especialmente para os convertidos. É o fenômeno das bolhas das redes sociais, em que cada grupo fala para si próprio”, afirma a diretora-geral da consultoria, Marilia Stabile.

BAIXA
Em janeiro deste ano, o apoio a Bolsonaro nas redes sociais atingiu o patamar mais baixo desde a sua posse em 2019, chegando à marca de 13,9%, segundo a .MAP. Essa foi a primeira vez que o índice ficou abaixo dos 20% na série histórica de 25 meses de governo.

 

Clique aqui e leia a publicação original.

Receba nossas novidades em seu e-mail