Apoio a Bolsonaro é 6 vezes maior que o de Haddad nas redes sociais

Rejeição do ex-militar, porém, também é elevada: 12 vezes maior que a do petista. Para o professor Heron

Rejeição do ex-militar, porém, também é elevada: 12 vezes maior que a do petista. Para o professor Heron do Carmo, dados mostram que “o resultado da eleição ainda não está definido”

  • Jair Bolsonaro inicia a campanha para o segundo turno das eleições presidenciais com apoio seis vezes maior que o de Fernando Haddad nas redes sociais. De domingo, dia da votação em primeiro turno, a hoje, o candidato do PSL foi alvo de 85% das manifestações positivas, enquanto o petista ficou com 15% das menções favoráveis.
Período: 07/09 a 09/10

Fonte: .MAP
  • A rejeição de Bolsonaro, porém, é muito superior à de Haddad: é 12 vezes maior. Após o votação no primeiro turno, o ex-militar foi o foco de 92% das manifestações negativas nas redes sociais e Haddad de 8%.
  • Segundo o professor da USP e consultor da .MAP Heron do Carmo, a eleição não está definida. “Os números mostram que apesar da elevada rejeição, Bolsonaro tem uma vantagem considerável em relação a Haddad”. Porém, o professor observa que, para vencer, Haddad tem dois desafios. “O petista precisa converter para ele os votos que foram distribuídos aos demais candidatos e, além disso, tem de convencer aqueles que se abstiveram, ou votaram em branco ou nulo, a votar nele”.
  • Heron analisa que Haddad enfrenta ainda outro desafio. O número de votos em branco ou nulo pode, até mesmo aumentar, influenciado pelos eleitores descontentes com a polarização entre a extrema direita e a esquerda petista. “Esse possível aumento de votos brancos e nulos favorece quem está na frente, o Bolsonaro”, afirma.

Impacto: calculado por meio de metodologia própria da .MAP que considera publicações, compartilhamentos, likes e comentários
Fonte: .MAP

Eleições dominam debate

  • As Eleições responderam por 94% das discussões nas redes sociais de domingo a hoje. As discussões relacionadas ao Bem-Estar, como Homofonia, Preconceito e Segurança, somaram os outros 6%, mas estão também inseridas no debate político e das candidaturas.

Sobre PontoMAP

Combinamos análise das expectativas da sociedade e mercados com a avaliação da imagem e reputação para o seu negócio.