A .MAP divulga mensalmente o IP Brasil – Opinião, indicador que mede a qualidade das percepções dos formadores de opinião na imprensa e da sociedade nas redes sociais em relação aos principais temas da sociedade no momento. O Índice varia de zero a 100%. Quanto mais perto de 100% mais positiva a percepção. É um índice que antecipa os resultados de indicadores tradicionais sobre expectativas. Portanto, saber dele é sair na frente. E como como essa informação pode ser útil para o seu negócio?

Elaboramos 5 sugestões de ações estratégicas, a partir das conclusões do IP Brasil de outubro, mas também dos últimos meses. Elas podem te ajudar no seu planejamento de comunicação em 2018 com todos os seus públicos.

#Dica1: Política domina 50% do debate nas redes e os políticos tem o mais baixo índice de positividade, ou, apenas 25%, ou em nível de crise. Isso significa que a sociedade está menos politizada? Não. Eleição 2018 já está na rua. Todo o processo da Lava Jato e a corrupção divulgada politizou mais a sociedade. Como melhor se conectar com seus públicos nessa perspectiva política? Promova debate sobre o processo político brasileiro com seus públicos com especialistas. Apoie a politização da sociedade. Discuta o impacto das eleições na sua empresa. As organizações já estão se posicionando para os grandes temas da política.Atualize sua comunicação interna e externa neste ambiente.

#Dica2: A população ainda não percebeu a retomada do crescimento econômico. Quem vê essa perspectiva no médio prazo são os formadores de opinião. Mas a tendência é de melhora e ela vai chegar também para a sociedade, ainda que sem euforia. Assim, promova a transparência dos seus dados. Não seja a empresa que ficou parada na crise. Divulgue seus resultados de vendas. Apoie indicadores que revelem se a economia está de fato crescendo para reduzir as incertezas. Informação e transparência ajudam a dar maior segurança à população.

#Dica3: Diversidade e causas sociais estão na agenda da sociedade e não é da boca para fora. Mostre a diferença do seu produto para uma sociedade mais politizada e angustiada com o desemprego. O consumidor não vai comprar apenas o que for útil para ele. Você tem de estar sintonizado com o contexto social. E, se o seu perfil tem essa preocupação, abrace uma causa social, como a diversidade, mas antes veja se a sua empresa pratica de fato essa política. Ela precisa estar dentro da empresa.

#Dica4: Na era digital, a educação não é só formal. Ajude seu cliente a comprar, de forma segura, na internet. Estimule pesquisas de informação, preços, qualidade. Ajude-o a dar um salto em busca de mais conhecimento de produtos e serviços, mas também em temas de seu interesse.

#Dica5: Segurança é urgência. Como tornar a experiência de compra mais segura? Você conhece os problemas do seu funcionário para chegar ao trabalho e voltar para casa? Dê mais atenção às questões ligadas à segurança de seus funcionários e clientes.

Gostou das sugestões? Veja por que estamos recomendando. Nossos estudos não são de agora. Acesse https://goo.gl/WZmKiL

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